o blog dos novos papais...

To be or...to be!!!

Sunday, February 12, 2012

Mas vamos às grávidas!

Você descobriu que está grávida de 6 semanas. Vai ao seu fastlege - o tal clínico geral médico de família - e ele inicia o seu pré-natal. Se é que podemos chamar esse início de pré-natal por aqui...aliás, esquece o ginecologista, aqui ele não “existe” durante o seu pré natal.

Isso porque nessa fase os médicos vão direto ao ponto e dizem que até 12 semanas de gestação não há muito o que fazer, apenas esperar se vai “vingar”!

A partir da 12ª semana o fastlege já prepara e manda um pedido para o hospital aonde você gostaria de dar a luz - sim, você indica o hospital de preferência (afinal só tem 2 aqui na grande capital Oslo), mas não significa que terá a vaga. Depois de um tempinho você recebe uma carta do próprio hospital informando que lhe foi garantida uma vaga para o parto - ou então uma carta rejeitando seu pedido, informando que o hospital estará cheio(?) na data prevista do seu parto e que eles estão te mandando pra dar a luz na cidade vizinha (!).

Quando estiver com 18 semanas de gestação, fará (teoricamente) o primeiro e ÚNICO ultra-som morfológico. Sim, você NÃO fará mais nenhuma ultra-som gratuita oferecida pelo governo ate o final da sua gestação. Claro que nós pagamos para fazer um adicional...e não foi barato :o(

Continuando – depois de um tempo, geralmente quando você está com 6 meses de gestação, o fastlege te orienta a procurar o posto de saúde do bairro. Você vai lá, se cadastra, e dará continuidade ao pré natal com a parteira - em norueguês, Jordmor.

Elas são especialistas em gestantes e mensalmente cuidarão de você e de sua linda barriga! Vão te pesar, medir pressão, medir barriga, analisar xixi, escutar o lindo coraçãozinho do seu bebê e “vi sees” (até a próxima). A Dra. Marit, sua clinica geral – fastlege, pra não confundir -, ficou pra trás, mas você pode alternar e ir um mês com uma e outro com a outra....eu fiz isso por um tempo, depois passei a ir somente na parteira Hanne (ela não gostava de ver as anotações da Dra. Marit na minha caderneta)! Hahaha

Tudo parece ser organizado e bem controlado. Eu particularmente, estou satisfeita com o sistema...o Cá por outro lado é bem mais skeptical. Mas ambos gostamos muito do hospital onde a Nina nascerá – que se chama Ullevål.

Claro que é tudo muito diferente, inclusive quem fará seu parto no hospital: uma parteira, mas um detalhe, não será a Jordmor que cuidou de você e de sua gestação, e sim a que estiver de plantão no hospital no dia D.

No caso de uma cesária de emergência, os ginecos de plantão cuidarão de você! Outra diferença gritante: aqui cesária só em último caso mesmo (porém gratuita). Eles estimulam o parto normal ao extremo, te fazem ficar lá por 24, 48, até 72 horas...aff!

Respirem, calma, não se assustem....se houver qualquer complicacãozinha durante o parto normal, médicos ginecologistas são sempre acionados!

No próximo post, vamos descrever como são os partos e o serviço de hotel oferecido à nova família! Sim, um hotel!!

Beijos nossos,

Bia e Ca


3 comments:

  1. aqui na Holanda é igual! nós brasileiras temos que nos acostumar...mas é muita diferença ne? Tamanquinhos ;o)

    ReplyDelete
  2. Muito interessante e diferente do que existe (existe?) aqui no Brasil.
    O sistema, goste-se ou não dele, parece ser muito organizado. Acredito que fruto de algumas coisas: sociedade madura; impostos altos mas bem aplicados - sem o custo Brasil, que é o custo da corrupção; e população pequena se comparada à nossa.
    É impossível fazer isso em larga escala, no Brasil? Acho que não, mas seria preciso dar força aos municípios e estados, ter agências regulatórias eficientes e sem cunho político, e acabar com a cultura da corrupção.
    Mesmo com algumas 'impessoalidades' que vocês comentam, ainda acho que o sistema daí é quase uma miragem para quem vive no Brasil.
    Abraços,

    Eli Antonio De Marchi

    ReplyDelete
  3. Fala Sério Bia,
    A Paula teria tido a Gabriela antes do tempo, do jeito que ela ansiosa.
    Lembro que na gravidez dela, fizemos ultrassom de 15 em 15 dias durante dois meses.... rsrsrsrrsrsrs
    Ela pedia para eu contar os dedos do pé da Gabriela para ver se estava tudo perfeito.
    Beijos
    Rivaldo

    ReplyDelete