o blog dos novos papais...

To be or...to be!!!

Sunday, February 12, 2012

O sistema de saúde norueguês

Vamos bater um papo sobre algumas diferenças culturais agora...

Diferente do que conhecemos no Brasil não existe convênio médico e nem SUS na Noruega. Temos aqui um sistema totalmente controlado pelo governo e que aparentemente funciona – embora as experiências dos nossos amigos aqui sejam bem diversas.

Vamos a um exemplo: deu pereba no pé!

Você, após cadastrar-se no sistema norueguês, recebe um numero (tipo um RG) e tem seu endereço registrado junto às autoridades. Um órgão do governo chamado NAV, que cuida de toda a parte social, de saúde, previdência, etc , lhe envia uma carta dizendo que o medico ‘Bjorn Johansen’, será seu medico de família. Aqui e assim, todo bairro possui alguns médicos e um deles será apontado como seu.

Então você liga pro consultório dele e agenda uma consulta. Você visita o Dr. Bjorn e ele fará uma avaliação da sua pereba. Ali mesmo ele já dará um diagnóstico e prescreverá um remédio – paracetamol!! :o) É serio gente, tá com dor, ‘toma um paracet’; tem mal estar, ‘toma um paracet’ :o)

Aliás, praticamente todos os outros remédios são controlados e necessitam de receita médica pra serem vendidos aqui. E norueguês passa mal, mas não toma remédio!

Bem, voltando a sua pereba, caso o Dr. Bjorn suspeite de algo mais serio, você e seu pé bichado serão encaminhados para um especialista. O próprio dermatologista, lógico, que ai no Brasil seria o primeiro médico que você procuraria! Enfim, por aqui a gente da essa voltinha e passa sempre pelo clinico geral primeiro.

Pasmem, mas ate em casos mais embaraçosos, como algum probleminha com seu amado órgão genital, o médico de família dará a primeira “checada”…..hehehe

Eu nunca precisei ir ao médico antes de estar grávida. Quando fui fuçar minha papelada e checar quem era mesmo o meu médico de família, a Dra. Marit Opperud já não atendia mais pelo sistema. Ai fiz uma nova busca e mudei de médico. Você tem o direito de não gostar do seu médico e escolher outro até 2 vezes no ano.

Não tem café de graça...vc pode ate pensar que devido aos altos impostos a gente tem tudo na faixa, mas não é bem assim; geralmente paga-se uma taxa pela consulta medica e pelos exames; não sei informar valores, mas com certeza são subsidiados pelo governo. O Ca, por exemplo, fez uma ressonância nas costas outro dia e pagou miseras NOK 200 (+/- uns R$70). Porém, grávidas não pagam NADA! Nem consulta, nem exames, nem nada! Legal né?!

Bom, isso é só pra mostrar um pouquinho das diferenças entre nossos países...e olha que são muitas! Legal, mas no fim das contas, para aqueles que vêm de uma cultura como a nossa, adoram visitar médicos e se automedicam, Noruega definitivamente não é o melhor lugar para morar...ou ficar doente...hehehe

1 comment:

  1. aqui tudo é resolvido com o famoso paracetamol, antibiotico nunca dão, ahuahuaa diferenças culturais...bjs tamaquinhos

    ReplyDelete